Quando seu aplicativo se conecta a um banco de dados ou a um arquivo de dados, você permite que o ADO ou ADO.Net utilize um provedor para fazer o trabalho para você. A string de conexão contém as informações que o provedor precisa saber para poder estabelecer uma conexão com o banco de dados ou o arquivo de dados.
Exemplo de camadas ao conectar software a dados:
Aplicação > ADO > Provider > Banco de dados
Como existem diferentes provedores e cada provedor tem várias maneiras de fazer uma conexão, existem muitas maneiras diferentes de escrever uma string de conexão. É como o endereço ao enviar uma correspondência regular. Dependendo da origem e do destino e de quem vai fazer o transporte, você precisa anotar o endereço de maneiras diferentes.
Por exemplo; o provedor precisa do endereço do servidor (ou do caminho para o arquivo de dados) para se conectar. Este parâmetro é frequentemente chamado de "Servidor" ou "Fonte de Dados". O valor especificado para esta chave na string de conexão é passado ao provedor e é assim que é possível para o provedor saber onde conectar.
Existem algumas regras básicas sobre como formatar as informações necessárias para que a conexão ocorra. A maneira como representamos os valores de configuração dentro da string de conexão. Como é uma string, não há tipos de dados, são todos valores de string, mas eles têm que ser codificados corretamente para que os drivers possam lê-los corretamente.
Pontos-Chave
- Uma string de conexão consiste em uma série de pares de palavra-chave - valor separados por ponto e vírgula (;)
- O sinal de igual (=) conecta cada palavra-chave e seu valor
- Exemplo: Chave1=Valor1;Chave2=Valor2;Chave3=Valor3;
- As informações na string de conexão são passadas para o provedor
Ok, eu entendi, mas onde estão localizadas essas strings de conexão?
A string de conexão é realmente apenas uma string dentro do seu aplicativo. Não há nenhum tipo de programa admin DSN ODBC para strings de conexão. Você apenas escreve sua string de conexão e a passa para o seu objeto de conexão. A propriedade é chamada ConnectionString ou é passada através da função Open do seu objeto de conexão.
Resumo
Não há mágica ao trabalhar com strings de conexão. A ideia básica é bastante simples. O que muitas vezes causa problemas é quando os valores são definidos incorretamente. Às vezes, a string de conexão funcionará no ambiente de desenvolvimento, mas, quando movida para produção, o aplicativo falha. Tirar alguns minutos extras e pensar sobre cada propriedade e ler sobre cada uma delas nestas páginas provavelmente valerá a pena em termos de tempo de desenvolvimento, disponibilidade e desempenho.
Existem algumas regras importantes que é bom conhecer ao trabalhar com strings de conexão, confira aqui »